MPS IV (MORQUIO A et B)

MPS IV (MORQUIO A et B)


Mucopolissacaridose tipo IV (Morquio)

 

O que é?

A Mucopolissacaridose tipo IV (MPS IV), também conhecida como Síndrome de Morquio, é uma doença genética rara e progressiva causada por duas mutações possíveis nos genes que codificam duas enzimas existentes no metabolismo do sulfato de queratano. O sulfato de queratano é um tipo de glicosaminoglicano (GAG). Os GAGs são moléculas complexas, constituídas por cadeias de açúcares e utilizadas com ação de sustentação e ligação na estrutura das células e tecidos e que existem dentro das células. Quando a enzima que os degrada e metaboliza não funciona, estes acumulam-se no interior nos lisossomas das células, causando danos em diferentes tecidos e órgãos. Existem dois tipos diferentes (A e B), dependendo da enzima afetada. Esta doença pertence ao grupo das doenças lisossomais de sobrecarga.

Quem é afetado? 

A MPS IV é uma doença autossómica recessiva, isto é, são necessárias duas mutações no mesmo gene para a pessoa ter a doença. Geralmente cada um dos progenitores é portador de uma mutação e a probabilidade de nascer uma criança com esta doença, nesta família, será de 25% em cada gestação. A nível mundial, a MPS IV tem uma incidência estimada de 1 para 40 mil a 1 para 200 mil nascimentos. O tipo A é o mais prevalente (95% dos casos).

Sintomatologia

A apresentação clássica da MPS IVA, por deficiência da enzima galactose-6-sulfatase, cursa com displasia esquelética grave (displasia da anca e joelhos valgus), com instabilidade e subluxação das vértebras cervicais (instabilidade atlanto-axoideia) e comprometimento grave da estatura final (95-105 cm em idade adulta). Não há envolvimento do sistema nervoso central, pelo que a inteligência é normal.

A MPS IVB ocorre por deficiência da enzima ß-galactosidade e tem o mesmo envolvimento músculo-esquelético, apesar de menos pronunciado. No entanto, estes doentes têm atingimento neurológico e do sistema nervoso central importante, com uma evolução neurodegenerativa lenta e progressiva.

Tratamento 

Apesar de serem dois subtipos da mesma doença, para finalidade de tratamento e abordagem do doente, é importante distinguir a MPS IVA da MPS IVB.

Para além de tratamento de suporte, controlo sintomático e fisioterapia, a MPS IVA tem disponível tratamento com terapia enzimática de substituição com elosulfase alfa (Vimizim®), com melhoria do prognóstico a nível músculo-esquelético.

Elaborado por:
Dra. Joana Tenente
Interna de Formação Específica de Pediatria
Centro de Referência de Doenças Hereditárias do Metabolismo
Centro Hospitalar Universitário de São João

Referências

Jones, S., & Wijburg, F. A. (2016). Mucopolysaccharidoses, Oligosaccharidoses and Sialic Acid Disorders. Inborn Metabolic Diseases, 577–590. doi:10.1007/978-3-662-49771-5_39

Muenzer J, Wraith JE, Clarke LA, and the International Consensus Panel on the Management and Treatment of Mucopolysaccharidosis I. Mucopolysaccharidosis I: Management and Treatment Guidelines. Pediatrics 2009;123: 19–29. doi:10.1542/peds.2008-0416

Zschocke J, Hoffmann G. Vademecum Metabolicum – Diagnosis and Treatment of Inborn Erros of Metabolism. Schattauer 2014. 3rd edition

Sihoun H. Mucopolysaccharidoses: Clinical features and diagnosis. UpToDate, Porto, Portugal (Acedido em janeiro 2021)

Sihoun H. Mucopolysaccharidoses: Complications. UpToDate, Porto, Portugal (Acedido em janeiro 2021

https://rarediseases.org/rare-diseases/morquio-syndrome/