DOENÇA DE DANON

DOENÇA DE DANON


Doença de Danon

 

O que é:

Trata-se de uma doença de armazenamento do glicogénio no lisossoma, que se caracteriza pela deficiência de uma proteína que existe na membrana do lisossoma, chamada LAMP2 (Proteína 2 de Membrana Associada ao Lisossoma). É uma doença de sobrecarga lisossomal, genética, rara, causada pela mutação do gene responsável pela produção da proteína LAMP2.

 

Quem é afetado:

A doença de Danon é uma doença hereditária e progressiva, ligada ao cromossoma X, o que significa que afeta essencialmente os homens. As mulheres são heterozigóticas, isto é, com uma mutação num dos seus dois cromossomas X e, assim, em princípio, menos sintomáticas. Estão descritos casos na literatura de pelo menos 146 doentes ou 36 famílias ou com esta patologia. Porém, dada a sua raridade, a prevalência real na população geral não é conhecida de forma exata, considerando-se também que existam casos não reconhecidos.

 

Manifestações clínicas:

A doença de Danon afeta vários órgãos e sistemas, com envolvimento predominante do coração, músculos e retina, por vezes com alteração cognitiva e do comportamento. Os homens geralmente são mais gravemente afetados do que as mulheres e desenvolvem os sinais e sintomas da doença mais cedo. Nos homens, os sintomas geralmente iniciam-se na infância tardia ou fase precoce da adolescência, enquanto as mulheres podem não apresentar sintomas até ao final da adolescência ou início da idade adulta.

Classicamente, a doença manifesta-se em rapazes pelos 10 anos de idade, que desenvolvem doença cardíaca rapidamente progressiva. A cardiomiopatia é a manifestação mais comum da doença de Danon e ocorre em todos os homens com a doença. A maioria (90%) dos homens afetados tem cardiomiopatia hipertrófica, que faz com que o músculo cardíaco se torne mais espesso e rígido do que o normal. Um número menor (10%) tem cardiomiopatia dilatada, que enfraquece e aumenta o coração. Ambas as condições afetam a capacidade do coração de bombear o sangue com eficiência pelo corpo e podem causar complicações sérias, incluindo insuficiência cardíaca e morte prematura. Muitas mulheres com doença de Danon também desenvolvem cardiomiopatia. Destas mulheres, cerca de metade desenvolve cardiomiopatia hipertrófica e a outra metade desenvolve cardiomiopatia dilatada. Para além destas alterações estruturais no coração, podem também ser detetadas arritmias, que por vezes estão associadas ao aparecimento de sintomas como palpitações ou desmaios.

Muitos doentes também referem envolvimento dos músculos esqueléticos essencialmente da área do pescoço, braços e pernas, ocasionando fraqueza e dor muscular. Podem também apresentar retinopatia, o que significa que pode haver diminuição ou perda da visão.

Relativamente às alterações cognitivas, praticamente todos os homens afetados pela doença as manifestam, sendo que estas podem ser difíceis de caracterizar. As mais frequentemente descritas são as dificuldades de aprendizagem, da fala e da escrita e o défice de atenção. Apesar disso, a maioria dos homens afetados são capazes de ter um emprego e viver de forma independente na idade adulta. Por fim, estão também descritas perturbações do foro psiquiátrico, nomeadamente depressão ou psicose. Contudo, devido ao pequeno número de casos reportados, é difícil estabelecer uma ligação direta entre a doença de Danon e a ocorrência destas alterações.

 

Tratamento:

Infelizmente, não está disponível qualquer tratamento definitivo para a doença. O tratamento pode ser dirigido aos sintomas que vão surgindo (nomeadamente cardíacos), sendo que alguns doentes podem vir a necessitar de um transplante de coração.

 

Aconselhamento genético:

O aconselhamento genético consiste no processo de prestar informação aos indivíduos afetados e/ou às suas famílias acerca da natureza, modo de hereditariedade e implicações da doença genética em causa, de forma a tentar ajudá-los a tomar decisões pessoais e informadas. Dada a variabilidade de transmissão genética que pode ocorrer na doença de Danon, este aconselhamento deve ser planeado caso a caso consoante a família em causa.

 

Elaborado por:
Dra. Ana Raquel Marques
Interna de Formação Específica de Cardiologia Pediátrica
Centro de Referência de Doenças Hereditárias do Metabolismo
Centro Hospitalar Universitário de São João

 

 

Referências:

  1. Danon Disease. Taylor MRG, Adler ED. Gene Reviews, 2020
  2. Brambatti M, Caspi O, Maolo A, Koshi E, Greenberg B, Taylor MRG, Adler ED. Danon disease: Gender differences in presentation and outcomes. Int J Cardiol. 2019 Jul 1;286:92-98. (doi: 10.1016/j.ijcard.2019.01.020)
  3. Orphanet (disponível em: https://www.orpha.net/consor/cgi-bin/Disease_Search.php?lng=PT&data_id=10348&Disease_Disease_Search_diseaseGroup=danon&Disease_Disease_Search_diseaseType=Pat&Grupo%20de%20doen%E7as%20relacionadas=Glicogenose-por-deficiencia-de-LAMP-2&title=Glicogenose%20por%20defici%EAncia%20de%20LAMP-2&search=Disease_Search_Simple)
  4. Uptodate (disponível em: https://www.uptodate.com/contents/lysosome-associated-membrane-protein-2-deficiency-glycogen-storage-disease-iib-danon-disease?search=doen%C3%A7a%20de%20danon&source=search_result&selectedTitle=1~13&usage_type=default&display_rank=1#H4)