Encontro APL 2022

Encontro APL 2022

A Associação Portuguesa de Doenças do Lisossoma, APL, realizou no passado dia 11 de junho, o seu primeiro Encontro presencial pós pandemia COVID-19.

O Encontro realizou-se na Fundação Engenheiro António de Almeida no Porto e contou com a presença de cerca de 30 participantes, entre associados e profissionais de saúde.

O Presidente da APL, António Silva, fez a abertura do Encontro agradecendo a todos os participantes a sua presença neste momento de reencontro, com tanto significado para a Associação.

Este agradecimento foi em especial para os associados, mas também para os profissionais de saúde, que desde sempre têm acompanhado estas famílias e que são um enorme apoio para a Associação, sem esquecer os patrocinadores que possibilitaram a concretização do Encontro e, a Fundação Engº António de Almeida, que gentilmente cedeu o espaço.

Durante a reunião, que teve a duração de cerca de três horas, foi possível ouvir em retrospectiva o trabalho que a APL tem desenvolvido nestes dois últimos anos, e conhecer os projetos e planos para o futuro.

A mesa-redonda que se seguiu, com o tema Abordagem Multidisciplinar: Apoio Psicossocial e Processo de Transição, foi moderada pela Dra. Elisa Leão Teles, em co-moderação com a Dra. Maria do Carmo Macário e pela Dra. Sandra Alves e com apresentações da Dra. Joana Almeida e da Dra. Paula Namora, ambas do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

A mesa-redonda foi muito participativa, com intervenção da plateia, e enriquecida com os valiosos testemunhos de diversos associados presentes.
Na plateia estiveram também presentes a Dra. Francisca Coutinho e o Dr. Paulo Gaspar do Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge (INSA).

Destacamos um dos projetos apresentados, desenvolvidos pela APL no último ano, a criação dos “Núcleos de Doentes”, que pelo potencial de aproximação dos associados entre si e a associação, se reveste de grande importância. Os associados ligados às Doenças de Gaucher e Cistinose, os primeiros núcleos desenvolvidos, que tenham interesse em participar nos núcleos devem contactar diretamente o email secretariado@aplisosoma.org para obter mais informação.

Foi uma experiência muito enriquecedora, que a APL pretende replicar num futuro próximo.

Veja aqui as fotografias do Encontro. »GALERIA

Fique atento, teremos mais notícias em breve!

Partilhar