A Fada dos Dentes do Novo Milénio vai estudar doenças lisossomais de sobrecarga – e precisa da nossa ajuda

A Fada dos Dentes do Novo Milénio vai estudar doenças lisossomais de sobrecarga – e precisa da nossa ajuda

Embora vivamos um momento de pandemia, no qual o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge tem assumido um papel preponderante, o trabalho e a investigação em outras áreas da Saúde Pública continua, e novos projectos começam a dar os primeiros passos, inclusivamente na área das doenças raras. É o caso de um projecto inovador que está a ser implementado no laboratório da Doutora Sandra Alves, no Porto. Este grupo dedica-se exclusivamente à investigação em Doenças Lisossomais de Sobrecarga (DLS).

De entre as várias iniciativas em curso nesse laboratório, destacamos hoje o projecto denominado “A Fada dos Dentes 2020”, da investigadora Maria Francisca Coutinho. Inicialmente desenhado para estabelecer linhas celulares neuronais a partir de células estaminais da polpa dentária de doentes com Mucopolissacaridose de tipo III (MPS III), ou síndrome de Sanfilippo, este projeto foi agora alargado de modo a abranger outras DLS de apresentação neurológica.

É nesse sentido que surge esta notícia, e o envolvimento da APL – Associação Portuguesa de Doenças do Lisossoma, enquanto associação, no Projeto d’ “A Fada dos Dentes 2020”, promovendo um pedido de voluntários entre os nossos sócios. O estudo dirige-se a crianças com doença lisossomal de sobrecarga que estejam em fase de transição entre a dentição decídua (dentes de leite) e a dentição permanente (dentes definitivos), cujas famílias se disponibilizem a ceder um dente de leite (canino ou incisivo).

Importa referir que não se pede a remoção activa dos dentes mas apenas que, aquando da queda natural de um dente de leite, a família o recolha e preserve numa solução adequada, que lhes será facultada aquando da assinatura da Declaração de Consentimento Informado e Esclarecido por parte do representante do participante.

No fundo, é muito simples participar: basta ceder-nos um canino ou incisivo, logo que ele caia!

Se quiser saber mais informações a propósito deste projeto, veja a brochura informativa que preparamos:

VER BROCHURA.

 

Partilhar